Gostou do artigo? Compartilhe!

Fator de Proteção Solar

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Fator de Proteção Solar (FPS)

É um índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem que a pele fique vermelha. Em outras palavras, é o número que indica o nível de proteção que um produto oferece contra os raios ultravioletas (UVA - UVB).

A pele, quando exposta ao sol sem proteção, dependendo do tipo de pele do indivíduo, leva um determinado tempo para ficar avermelhada. Quando se usa um filtro solar com FS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.

 Calculando o FPS: Fique ao sol, num horário entre 10 e 14 horas, sem qualquer proteção, até aparecerem às primeiras manchas avermelhadas em sua pele, marque o tempo e multiplique pelo fator de proteção. Para um tempo de 10 minutos usando-se um produto com FS 15 teremos uma proteção adequada por 150 min = 2 horas e 30 minutos = 10 min x 15, isso se fosse utilizada a quantidade de 2 mg/cm². Na prática se usa muito menos, uma camada que não chega à 1 mg/cm². Portanto o tempo de proteção é bem menor que o calculado, e também há que se levar em consideração a qualidade do filtro

O fator de proteção solar mínimo para uma proteção adequada é FS 15. Alguns filtros solares já trazem também o FS contra a radiação ultravioleta do tipo A (UVA.). 

PROTEÇÃO DOS FILTROS SOLARES

FS

PROTEÇÃO

FS

PROTEÇÃO

FS

PROTEÇÃO

2

50 %

8

87,5 %

32

96,5 %

4

75 %

16

93,8 %

64

98,6 %

 

 

Como pode ser visto nenhum protetor oferece 100% de proteção O filtro solar com FS 15 bloqueia a maior parte (quase 94%) dos raios UVB. Se usarmos FS maior do que 15 pouco será o aumento do bloqueio destes raios. Entretanto, neste caso, o tempo em que o filtro solar continuará a absorver os raios UVB será tanto maior quanto mais alto for o valor de FS, o que diminui é a frequência de aplicação.

Cuidados na Aplicação

  • Não basta usar o protetor solar na pele apenas uma vez, como a maioria das pessoas desavisadas costuma fazer. Deve-se reaplicá-lo mais de uma vez, de preferência a cada 2 horas (no máximo) e sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol, para este aderir à pele.
  • Também há a necessidade da reaplicação quando se transpira muito e cada vez que se molhar.
  • Não use filtros solares em bebês com menos de 6 meses de idade. Mantenha-os fora do alcance dos raios solares. Quando sair de casa e estiver fazendo sol, use sempre chapéu de aba e guarda-sol. Um bom chapéu deve proteger as orelhas, nariz e lábios. Isso também reduz os riscos da criança vir a ter catarata mais tarde.
  • Use filtro solar de amplo espectro que proteja contra os raios ultravioletas dos tipos UVA e UVB
  • Passe uma porção equivalente a mais ou menos 2 gramas (e não 0,5 g como se costuma fazer)
  • Mesmo com protetor, use chapéu com aba para cobrir as orelhas, óculos escuros e guarda-sol de náilon
  • Use óculos de sol com lentes que protejam contra o ultravioleta
  • Mesmo em dias nublados, cerca de 80% dos raios UV atravessam as nuvens e a neblina.
  • Cuidado com a luz refletida. A luz do sol reflete na areia, na neve, nas salinas, no concreto e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra.
  • Proteja crianças e jovens, pois em geral, quando se cuida da pele até os 18 anos, cerca de 85% dos casos de câncer podem ser evitados.
  • Hidrate a pele após ter tomado sol, para restaurar as umidades perdidas, evitando assim o seu ressecamento.
  • É importante lembrar que o efeito da radiação ultravioleta é cumulativo, ou seja, mesmo 15 a 20 anos depois de parar de se expor ao sol, as alterações na pele (o câncer de pele, inclusive) podem se manifestar.

Autor

Dr Ruy Cardozo Macedo Junior

Dr Ruy Cardozo Macedo Junior

Clínico Geral

Especialização em Perícia Médica no(a) Faculdade Cbes.